quarta-feira, 20 de maio de 2015

Tv Sergipe


TV Sergipe é uma emissora de televisão brasileira sediada em Aracaju, capital do estado de Sergipe. Opera nos canais 4 VHF e 33 UHF digital, e é afiliada à Rede Globo.A TV Sergipe foi criada em 12 de maio de 1971 sendo afiliada à Rede Tupi e, dois anos depois, em 1973, se afiliou à Rede Globo. Seu proprietário é o ex-governador Albano Franco (PSDB).
A emissora é uma das primeiras a serem montadas com equipamentos produzidos no Brasil. Na fase de montagem. E como não existia mão-de-obra especializada, a saída foi buscar operadores com experiência no rádio e no cinema.Na sua fase experimental. Além das apresentações dos artistas, documentários cedidos pelas embaixadas da França e da Alemanha são exibidos na programação. SONHO VIRA REALIDADE
Sonho vira realidade (Foto: Arquivo)Primeira torre, no Alto do Morro da TV (Foto: Arquivo)
O dia 15 de novembro de 1971 entra para a história das comunicações no estado. Nesse dia vai ao ar, pra valer, o sinal da TV Sergipe, a emissora que mudou definitivamente a vida do povo sergipano. Acival Gomes apresenta o primeiro telejornal da emissora. Para brindar os telespectadores, é exibido um show especial do cantor americano Johnny Mathis. Um presente patrocinado pelo primeiro parceiro comercial da emissora, as lojas Huteba.


A emissora inicia suas operações como afiliada da Rede Tupi de Televisão. Entra no ar no final da tarde e encerra as transmissões por volta da meia-noite. Além dos programas locais são exibidos noticiários e filmes.
Com a chegada depois da máquina de videoteipe, a grade de programação é modificada e o telespectador passa a acompanhar a exibição de programas e novelas que fazem sucesso no sul do país.
PROGRAMAS DE AUDITÓRIO
Programa de auditório (Foto: Arquivo)Programa de auditório de Nazaré Carvalho (Foto: Arquivo)
A história da TV Sergipe também é marcada por programas locais que seguem a mesma linha daqueles exibidos no sul do país.
Nelson Souza apresenta o primeiro programa de auditório, ao vivo. José Raimundo Ribeiro, o cabo Zé, apresenta o “Domingo Alegre”. A estreia é empolgante e inusitada. O programa, que deveria ter duas horas, durou mais de seis. O programa tinha de tudo: calouros, gincana, almoço para os artistas e convidados.
O jornalista Hugo Costa deixa a produção do “Domingo Alegre” para apresentar nas tardes de sábado o “Hora H” e “O Show é Você”.
Reinaldo Moura apresenta o “Sábado Geral”, com a banda “Os Vikings”.
Luiz Trindade está á frente do “O Sábado é Nosso”, com “Luletes”, um sucesso na época.
A professora Nazaré Carvalho apresenta o “Clube Júnior”. As crianças são levadas para o estúdio e, ao lado da Tia Nazaré, brincam e se divertem com desenhos animados.
E no final da década de 70, surge o “Tempo de Criança”, com a atriz e jornalista Siomara Madureira. Uma época ainda guardada na memória de muita gente.

TELEJORNALISMO
Início do Telejornalismo (Foto: Arquivo)Início do telejornalismo na emissora (Foto: Arquivo)
A primeira equipe de telejornalismo é montada por Sérgio Gutemberg e outros profissionais vindos do rádio e das redações de jornais. A inexperiência do grupo é superada pela força de vontade.
Antônio Piúga é o pioneiro da cinegrafia no departamento. Um profissional capaz de fazer qualquer coisa para trazer as melhores imagens.
Com a chegada da CP-16, uma câmera que possibilita a gravação do som nos filmes, os repórteres recebem uma recomendação a mais: evitar erros por causa do alto custo da película. Para cumprir a recomendação, os repórteres usam uma técnica infalível. Eles ensaiavam com o entrevistado o que ele ia falar, marcavam o tempo e só depois é que faziam a gravação.
No dia 6 de outubro de 1973, a TV Sergipe deixa a Rede Tupi e se torna afiliada da Rede Globo de Televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário