sexta-feira, 13 de novembro de 2015

minhasseriefavritas
  é uma franquia americana de filmes e séries de televisão de ficção científica, tendo sua primeira produção em 1978, aproveitando o sucesso que Star Wars fazia na época. Inicialmente exibida no canal americano ABC, rapidamente obteve êxito mundial. Uma nova versão do primeiro episódio da série de televisão original foi levada ao ar em 2003, obtendo novo êxito e justificando a produção de uma série de televisão que teve sua primeira temporada em 2004 e cuja produção terminou em 2009.
Segundo a série, os humanos surgiram em um planeta distante chamado Kobol, em um passado longínquo. Com o tempo, esse planeta não pôde mais suportar a vida e os humanos, organizados em treze tribos - sendo que uma se perderia das demais (insinuando que esta seria nossa cultura atual) -, tiveram que procurar outro planeta em outro sistema solar. Milhares de anos depois de estarem instalados em novas colônias, com a evolução, a tecnologia avançou muito e a inteligência artificial usada pelos humanos ganhou status de forma de vida e consciência própria, se revoltando contra seus criadores por achar que estes não davam valor à sua existência Os Cilônios (assim chamados em português), acreditavam em um Deus único (monoteísmo) e os Humanos em vários (politeísmo), causando conflito entre suas culturas. Os Cylons então executaram um plano de destruição em massa que reduziu a Humanidade (cerca de 12 bilhões de pessoas) a alguns poucos milhares de sobreviventes. Sem alternativas, esses sobreviventes decidiram, sob a liderança do Comandante Adama, procurar por uma lendária décima terceira tribo, que havia deixado Kobol antes das outras doze tribos e havia se dirigido "a um planeta brilhante conhecido como Terra".
A série original de 1978 era inovador em sua época por causa da grandiosidade de seus cenários, pelas cenas de batalha espacial e pelo próprio tema da Humanidade em guerra com outra civilização. Entretanto, depois de quase três décadas, ele nitidamente se apresenta como uma utopia, mas revolucionou os efeitos especiais em seriados para a televisão, e pela evolução dos enredos dos filmes em geral e dos filmes para a televisão em particular, especialmente dos filmes de ficção científica.
O remake dessa série é inovador tanto por causa dos efeitos especiais e da concepção de ficção científica adotada em seus enredos quanto por causa dos temas abordados ao longo da minissérie inicial e dos episódios regulares. É muito mais um seriado dramático com repercussões políticas, religiosas e sociológicas do que apenas um seriado de ficção científica.Battlestar Galactica conta a saga das treze tribos humanas chamadas de Colônias, cujos habitantes humanos eram conhecidos como "coloniais", uma possível referência às treze colônias norte-americanas ou às tribos de Israel.
Essas tribos habitavam o planeta onde a raça humana se originou, chamado Kobol, mas foram obrigadas a deixá-lo por causa de um desastre natural. Enquanto doze delas colonizaram uma série de planetas distantes (As Doze Colônias do Homem), um para cada tribo, a mítica décima terceira tribo seguiu um caminho diferente e, segundo lendas, colonizou um planeta distante que eles chamaram de Terra
O seriado não deixa muito claro, como a Terra foi colonizada, e se existiria uma Battlestar (Astronave de Combate) para a 13ª colônia.
Battlestar Galctica teve apenas uma temporada e um total de vinte e quatro episódios com pouco mais de quarenta minutos cada um.
Galactica começa, com a tentativa das doze colônias de darem fim a uma guerra de mais de mil anos entre os humanos e o Império Cylon. Os Cylons (que na versão original, no Brasil, eram chamados de cilônios) são andróides ciclopes remanescentes de uma antiga civilização de répteis, a qual foi extinta, sendo substituida por suas criações cibernéticas no comando do Império Cylon. Eles são apresentados como uma raça malévola, que deseja conquistar todo o Universo e encontra resistência da raça humana, passando a travar com ela uma guerra aparentemente sem fim.
Curiosamente o líder cylon, que só é chamado pelo nome de Líder Imperioso, é uma figura réptiliana. Apresenta-se uma ambiquidade aí, onde se especula que os cylons sejam répteis biônicos. O Líder Imperioso (chefe supremo dos cylon na primeira série) aparece com olho reptiliano, sendo mostrado quase sempre de costas.
Quem gosta de História Militar irá notar a semelhança entre as artimanhas do Comandande da Galactica (Comandante Adama) para enganar os cylons e as adotadas pelo Almirante Isoroku Yamamoto nos preparativos de ataque a Pearl Harbor (1941). Há também o fato de caças cylon voarem sempre em três, um chefe e dois alas, assim como os caças Zero japoneses nos primeiros anos da Guerra do Pacífico, enquanto os caças norte-americanos voavam sempre em dupla, um principal e um ala.
A Galactica é um gigantesco porta-aviões encouraçado. A Galactica é uma máquina de guerra muito maior que a Enterprise de Star Trek, trazendo um conceito novo de nave de combate. O maior atrativo, segundo os fãs, era seu poderoso motor que sempre rugia alto enquanto a música de Stu Philips tocava no estilo "space opera", deixando o telespectador boquiaberto. Especula-se[2] que seu comprimento seja de cerca de 1200m. Para se ter uma idéia do que isso significa, modernos porta-aviões movidos a propulsão nuclear medem cerca de 350m de comprimento (da classe Nimitz da US Navy mede impressionantes 333m (317m de linha d´agua)- com mais de 100.000 toneladas, mais de 5 mil tripulantes e mais de 90 aviões de combate).

Episódios

  • 01 - (Episódio/Filme Piloto) Saga Para Um Mundo Nas Estrelas (ou, Astronave de Combate - Galáctica), Parte I
  • 02 - (Episódio/Filme Piloto) Saga Para Um Mundo Nas Estrelas (ou, Astronave de Combate - Galáctica), Parte II
  • 03 - (Episódio/Filme Piloto) Saga Para Um Mundo Nas Estrelas (ou, Astronave de Combate - Galáctica), Parte III
  • 04 - O Planeta Perdido Dos Deuses, Parte I
  • 05 - O Planeta Perdido Dos Deuses, Parte II
  • 06 - O Guerreiro Perdido
  • 07 - A Patrulha Distante
  • 08 - A Armadilha Mortal (ou, A Arma do Planeta de Gelo), Parte I
  • 09 - A Armadilha Mortal (ou, A Arma do Planeta de Gelo), Parte II
  • 10 - Os Magníficos Guerreiros
  • 11 - Os Jovens Lordes
  • 12 - A Lenda Viva, Parte I
  • 13 - A Lenda Viva, Parte II
  • 14 - Fogo No Espaço
  • 15 - A Guerra dos Deuses, Parte I
  • 16 - A Guerra dos Deuses, Parte II
  • 17 - O Homem das Nove Vidas
  • 18 - Homicídio no Espaço (ou, Homicídio na Rising Star)
  • 19 - Saudações da Terra, Parte I
  • 20 - Saudações da Terra, Parte II
  • 21 - A Fuga de Baltar
  • 22 - Experimento em Terra
  • 23 - Capture a Celestra
  • 24 - A Mão de Deus (ou, Na Mão de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário