segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A Feiticeira







minhasseriefavritasBewitched ( A Feiticeira    ) foi uma série de televisão americana transmitida de 1964 a 1972.
Samantha e James seriam um típico casal americano se não houvesse um detalhe inusitado: Samantha tem o poder de fazer mágica com uma simples torcidinha do nariz. E o marido James, um publicitário atrapalhado, também tem características incomuns, apesar de não ter nenhum poder excepcional. Quando descobre os dons da jovem esposa prefere ignorá-los, sem jamais contar com eles na solução dos seus problemas. Ele segue trabalhando duro, levando bronca do chefe, sem pedir ajuda a sua bruxinha particular. Já Samantha, fiel a sua origem, está sempre tentada a usar todos os seus poderes, para facilitar a vida do casal.
Mas o amor fala mais alto e para não desagradar ao marido a feiticeira vive driblando sua natureza de bruxa. O resultado desse conflito permanente é uma sucessão de situações complicadas, surpreendentes e muito divertidas.
James se irrita com as magias da mulher e principalmente com as interferências de Endora, que além de sogra é uma terrível bruxa, sempre importunando a vida do casal. Eles tem dois filhos, a esperta bruxinha Tabatha, que segue os passos da mãe na magia e Adam, o filho mortal. A vida do casal é compartilhada com outros personagens encantadores, como a Tia Clara, a esquecida babá das crianças, Esmeralda, Gladys Kravitz, a vizinha bisbilhoteira e Abner, seu marido distraído, Serena, a prima biruta de Samantha e Larry Tate, o chefe de poucos escrúpulos de James, Arthur; o tio palhaço de Samantha.
  • No Brasil, a série estreou na TV Paulista em 1965, passando depois pela TV Excelsior, TV Record, TV Bandeirantes, RedeTV!, Rede 21, Rede Brasil de Televisão e Nickelodeon, no quadro Nick@Nite. Em Portugal a série foi transmitida na RTP em 1966, com transmissão semanal às terças-feiras, às 21h e 30m, antes da segunda edição do "Telejornal", e já foi re-transmitida muitas vezes desde aí.
  • As duas primeiras temporadas foram produzidas em preto-e-branco, colorizadas depois por computador.
  • O ator Dick York, que interpretou Darrin (James, no Brasil), o marido da feiticeira nas primeiras cinco temporadas da série, teve de ser substituído por seu xará Dick Sargent porque sofria de terríveis dores na coluna, que podiam ser aliviadas com remédios mas que às vezes eram tão violentas que impossibilitavam o ator de filmar os episódios. A troca de intérpretes do protagonista masculino foi feita sem qualquer aviso aos telespectadores. Depois, Dick York voltaria a fazer participações em séries, como "A Ilha da Fantasia".
  • Tanto Dick York quanto Dick Sargent morreram com 64 anos.
  • Dick Sargent era homossexual, mas embora o relacionamento com Samantha tenha esfriado sutilmente, as platéias da época não perceberam essa mudança.
  • A estrela da série, Elizabeth Montgomery, e o produtor, William Asher, eram casados. Conta-se que certa vez, quando Elizabeth estava caracterizada como Serena, a sensual prima de Samantha, depois da filmagem os dois foram direto para um quarto, sem que a atriz se desfizesse da roupa da personagem.
  • Elizabeth ficou marcada para sempre no imaginário do público como a mulher bondosa e linda que se desdobrava para cuidar de uma casa, dos dois filhos, do marido e ainda por cima lidar com uma família de feiticeiros, um mais maluco que o outro. Após o fim da série, em 1972, ela atuou em filmes como "A Senhora Sundance" e "Amos", mas o estigma de Samantha a perseguiria para sempre.
  • Os atores principais de "A Feiticeira" já são todos falecidos: Dick York em 1992, Elizabeth Montgomery em 1995, Dick Sargent em 1994, Agnes Moorehead em 1974 e David White em 1990. Na verdade, praticamente todos já faleceram, exceto o ator que vivia o Dr. Bombay, e os pares de gêmeos que interpretaram Tábatha e Adam.http://www.jwave.com.br//HLIC/6b8eacc01fc4e0ff8f26e94bbcd14fdf.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário