sábado, 15 de março de 2014

Tv Excelsior Rio pode voltar



TV Excelsior canal 2
Rádio e Televisão Excelsior Sociedade Anônima
Excelsiorrio.JPG
Sede da TV Excelsior na Rua Visconde de Pirajá

Fundação 1º de setembro de 1963
por Mário Wallace Simonsen
Extinção 1º de outubro de 1970
Sede Rio de Janeiro
Estúdios Auditório do Liceu de Artes e Ofícios
Slogan "Onde você vê só o que é bom"
Afiliações Rede Excelsior
A TV Excelsior Rio foi a primeira filial da TV EXCELSIOR Canal 9 de São Paulo pertencente ao grupo Paulista de Mário Wallace Simonsen proprietário dentre inúmeras empresas também da PANAIR do BRASIL a segunda maior empresa aérea do mundo, entrou no ar no em 1º de setembro de 1963, resultado da compra do canal 2 do Rio de Janeiro à Rádio Mayrink Veiga, dona da concessão, cujos planos de ter um canal de TV não saíram do papel, dando origem em conjunto a sua matriz à primeira rede de televisão do país a operar no sistema networck. Entrou no ar num domingo com o programa "O Rio é o Show" com apresentação da atriz Maria Fernanda e a presença de vários artistas, como Jorge Ben, Booker Pittman e sua filha Eliana, Sílvio César, Miltinho, Os Cariocas, entre outros.
A programação da emissora se notabilizou pelos shows de comédia e espetáculos musicais de auditório. Dos humorísticos, marcaram a história produções como Times Square, A Cidade Se Diverte, Gira o Mundo Gira (com Chico Anysio), My Fair Show, Vovô Deville (com Dercy Gonçalves). Além do já citado Chico Anysio, os principais comediantes contratados da casa eram os irmãos Walter e Ema D'Avila, Dorinha Duval, Myriam Pérsia, Castrinho, Roberto Guilherme, Renato Aragão e Paulo Celestino.
Os principais programas de auditório eram os de Flávio Cavalcanti ("Um Instante, Maestro") e de Haroldo de Andrade ("H.A. Show").
A TV Excelsior do Rio foi também responsável por vários programas de esportes como o Telecatch Vulcan, com Ted Boy Marino, Verdugo e Mongol; Dois no Ring e jogos de futebol transmitidos do Maracanã em vídeotape no próprio caminhão da emissora, antes de terminar o segundo tempo (nos anos 60, as emissoras de televisão eram proibidas de transmitir jogos locais ao vivo). Foi na TV Excelsior do Rio que grandes cantores como Elis Regina e Gilberto Gil iniciaram suas carreiras, através de programas como "Dois na Bossa" e "O Brasil Canta no Rio". Inovou no telejornalismo ao lançar o "Jornal de Vanguarda", criado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima, que trazia vários locutores e comentaristas. Também lançou programas que se tornaríam célebres em outras emissoras, como o humorístico "Os Adoráveis Trapalhões", com Renato Aragão, Ted Boy Marino, Ivon Curi e Wanderley Cardoso.
Foi perseguida pelo governo arbitrário da ditadura militar, assim como as demais empresas do grupo, e tirada do ar em 1970, deixando saudades.

Precedido por
TV Excelsior do Rio
1963-1970
Sucedido por
TVE Brasil
TV Excelsior, extinta pela ditadura militar em 1970, pode voltar ao ar.

Segundo o jornal "O Estado de São Paulo", o empresário Paulo Masci de Abreu está apenas esperando uma autorização do governo para voltar as atividades da emissora.

Procurado, o Ministério das Comunicação confirmou a protocolação do pedido, porém, "foi protocolado recentemente e ainda não foi avaliado". A documentação enviada para o governo é sigilosa e a área técnica do Ministério deve dar um parecer nos próximos dias.

Paulo Masci enviou a documentação em 31 de outubro, e caso ela seja aprovada, ele poderá retomar uma concessão de TV no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A TV Excelsior ia ao ar pelo Canal 9 em São Paulo, hoje operado pela RedeTV!, e no Rio de Janeiro pelo canal 2, hoje usado pela TV Brasil, pertencente ao próprio Governo Federal.

Paulo Masci de Abreu é dono de uma franquia de hotéis, que se envolveu em uma polêmica recentemente por contratar o ex-deputado e acusado do Mensalão do PT, José Dirceu. Paulo também tem negócios na área de comunicações, onde é dono de uma dezena de rádios no interior de São Paulo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário