sábado, 1 de outubro de 2016

Curiosidades sobre Rita Lee

Só meninas: No começo dos anos 60, Rita Lee forma o conjunto Teenage Singers com as colegas Jean, Beatrice e Suely. A primeira apresentação profissional foi na rádio Record para cantar "Will You Still Love Me Tomorrow", hit do grupo americano The Shirelles. Elas compuseram, em inglês, o hino do conjunto: "Here We Come The Teenage Singers". No grupo de garotas roqueiras, além de cantar, Rita tocava bateria.
Rita Lee e Roberto de Carvalho (Foto: Reprodução)
Recorde 1: Rita é a mulher que mais vendeu discos no Brasil, seu maior sucesso nas lojas foi o LP Rita Lee e Roberto de Carvalho, de 1982 (aquele que tem o hit Flagra), e que superou 2 milhões de cópias.
Recorde 2: Rita é a artista com maior número de músicas em aberturas de novelas da Globo. Ela também tem outro recorde televisivo: “Erva Venenosa” esteve em quatro trilhas diferentes, “Malhação”, “Um Anjo Caiu do Céu”, “Cobras & Lagartos” e “Escrito nas estrelas”.
saiba mais
  •  
Triste recorde: Números revelados em meados dos anos 1980, com o fim da ditadura, mostraram que Rita foi a artista que mais teve músicas proibidas na época. Uma das histórias é do disco Bombom (1983). O álbum teve inúmeros problemas com a censura por causa das músicas "Arrombou o Cofre" e "Degustação". Na primeira fornada dos vinis, as faixas chegaram a ser riscadas com lâminas. E a capa do disco vinha com um aviso: o LP não podia ser vendido para menores de 18 anos.
Rita Lee e seus meninos (Foto: Reprodução)
Big mamma: Além de mãe do rock, Rita tem três filhos com o grande parceiro musical e marido, Roberto de Carvalho: João, Beto e Antonio. Ela também é avó de Izabella, filha de Beto, e mãe de dezenas de bichos, entre cachorros, gatos, carpas, jabutis...
Defensora dos animais: Rita é a precursora entre os artistas brasileiros na defesa dos animais. Desde os anos 1960, é uma voz ativa contra maus-tratos. Numa entrevista de 1970, ela já dizia: "Tenho essa afeição pelos bichos, quero fazer alguma coisa por eles. Os animais são muito maltratados pelo homem. Imagine que ainda existe cavalo puxando carroça, acho isso um crime".
Ela gosta de lavar a louça e de arrumar gavetas: Rita já disse não ser boa na cozinha, mas contou em uma entrevista a QUEM que adora, por exemplo, uma boa faxina. "Gosto de ficar bundando em casa, vendo meus bichinhos. Não sei cozinhar, mas sou boa faxineira. Tenho um certo prazer em lavar louça. Tem uma lógica: não é só jogar lá, abrir a água... tem que economizar água, economizar sabão, tem a ordem de lavar as coisas."
Rita Lee: nos anos 1980 e 1970 (Foto: CEDOC/ Ed Globo e Vânia Toledo/Divulgação)
Sucesso: Uma das artistas brasileiras mais conhecidas lá fora, Rita chegou às paradas gringas nos anos 80, quando "Lança Perfume" ficou por mais de dois meses em primeiro lugar na França e chegou à parada da Billboard, nos EUA. A música composta por Rita e Roberto de Carvalho recebe versões em diversas línguas - incluindo o hebraico - e é gravada por vários artistas, como Gloria Estefan e Henri Salvador.
Tatuagens: Ela tem uma estrela de sete pontas nas mãos; no pulso, estão escritos em círculo os nomes de Roberto, Beto, Juca e Tui (apelidos dos três filhos); no braço esquerdo, desenhos que representam os degraus da iluminação, no braço direito estão algumas figuras geométricas ("Sempre adorei geometria!", diz) e, entre os seios, três estrelinhas.
Rita Lee: ET nas ruas (Foto: Reprodução)
ET nas ruas: Na época dos Mutantes, Rita se vestiu de extraterrestre - com direito a seis dedos em uma das mãos - para uma sessão fotográfica para o segundo disco do grupo, de 1969. Entre um clique e outro, ela resolveu sair pelas ruas de São Paulo vestida daquele jeito.
Autora infantil: Ela já se aventurou com sucesso na literatura infantil e escreveu quatro livros entre 1986 e 1992. O protagonista era sempre o ratinho cientista Dr. Alex.
Procurada: O segundo álbum solo de Rita, Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, de 1972, entrou na lista dos discos mais raros e mais procurados na Áustria. Mesmo reeditado em CD, o vinil original, de capa dupla, é disputado a tapas.
Hebe e Rita (Foto: Reprodução)
Primeiro selinho: O famosos selinho de Hebe Camargo foi "criação" de Rita. Ela surpreendeu a apresentadora - de quem sempre foi fã -  com um beijão em 1997, durante uma participação do programa dela no SBT. Primeiro, Hebe se assustou. Depois, comentou: "Meu namoro com o Lélio começou assim, ele me deu um beijo e eu gostei". A partir de então, ela passou a distribuir o carinho entre famosos e amigos.
Rita Lee em 2015 (Foto: Divulgação)
Resultado de imagem para autobiografia da Rita será lançada pela editora Globo em outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário