Recorde 2: Rita é a artista com maior número de músicas em aberturas de novelas da Globo. Ela também tem outro recorde televisivo: “Erva Venenosa” esteve em quatro trilhas diferentes, “Malhação”, “Um Anjo Caiu do Céu”, “Cobras & Lagartos” e “Escrito nas estrelas”.
Triste recorde: Números revelados em meados dos anos 1980, com o fim da ditadura, mostraram que Rita foi a artista que mais teve músicas proibidas na época. Uma das histórias é do disco Bombom (1983). O álbum teve inúmeros problemas com a censura por causa das músicas "Arrombou o Cofre" e "Degustação". Na primeira fornada dos vinis, as faixas chegaram a ser riscadas com lâminas. E a capa do disco vinha com um aviso: o LP não podia ser vendido para menores de 18 anos.
Defensora dos animais: Rita é a precursora entre os artistas brasileiros na defesa dos animais. Desde os anos 1960, é uma voz ativa contra maus-tratos. Numa entrevista de 1970, ela já dizia: "Tenho essa afeição pelos bichos, quero fazer alguma coisa por eles. Os animais são muito maltratados pelo homem. Imagine que ainda existe cavalo puxando carroça, acho isso um crime".
Ela gosta de lavar a louça e de arrumar gavetas: Rita já disse não ser boa na cozinha, mas contou em uma entrevista a QUEM que adora, por exemplo, uma boa faxina. "Gosto de ficar bundando em casa, vendo meus bichinhos. Não sei cozinhar, mas sou boa faxineira. Tenho um certo prazer em lavar louça. Tem uma lógica: não é só jogar lá, abrir a água... tem que economizar água, economizar sabão, tem a ordem de lavar as coisas."
Tatuagens: Ela tem uma estrela de sete pontas nas mãos; no pulso, estão escritos em círculo os nomes de Roberto, Beto, Juca e Tui (apelidos dos três filhos); no braço esquerdo, desenhos que representam os degraus da iluminação, no braço direito estão algumas figuras geométricas ("Sempre adorei geometria!", diz) e, entre os seios, três estrelinhas.
Autora infantil: Ela já se aventurou com sucesso na literatura infantil e escreveu quatro livros entre 1986 e 1992. O protagonista era sempre o ratinho cientista Dr. Alex.
Procurada: O segundo álbum solo de Rita, Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, de 1972, entrou na lista dos discos mais raros e mais procurados na Áustria. Mesmo reeditado em CD, o vinil original, de capa dupla, é disputado a tapas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário